⇒ Áreas predominantes

  • Ciências da Terra - Oceanografia Biológica e Química.
  • Ciências Biológicas - Microbiologia.
  • Ecotoxicologia - Contaminantes químicos do meio aquático.

 ⇒ As linhas de pesquisa do laboratório se distribuem em:

  • Bioquímica, fisiologia e ecologia de cianobactérias.
  • Estudos sobre cianotoxinas, toxicidade das florações de cianobactérias.
  • Interação de fatores ambientais com a formação de florações nocivas.

 

O Laboratório de Cianobactérias e Ficotoxinas (LCF) (antigamente denominado Unidade de Pesquisa em Cianobactérias - UPC) nos primeiros 6 anos após a sua criação em 1986, dedicou-se ao estudo da ocorrência de espécies de cianobactérias fixadoras de nitrogênio sobre o sedimento das margens do estuário da Lagoa dos Patos, costas oceânicas do Atlântico Sul Brasileiro. Foram aprimorados métodos de isolamento e cultivos de cianobactérias que deram origem a muitas cepas ainda existentes em nosso banco atual. Esta abordagem sob a fisiologia do crescimento de diferentes cepas locais de cianobactérias em relação a fixação de Nitrogênio e presença de nutrientes nitrogenados no ambiente, foi bem descrita em pelo menos três publicações científicas da UPC da época: Yunes e Melo, 1986; Yunes et al 1990; Yunes et al, 1994.

A partir de 1992 desenvolvemos trabalhos ativamente na área das florações nocivas de cianobactérias. Expandiu o Banco de Cultivos já existentes, para cepas isoladas de florações nocivas no país e iniciou estudos com toxicidade de florações, quantificação e identificação de cianotoxinas, daí resultaram pelo menos seis trabalhos científicos enfocando o controle das florações nocivas de cianobactérias no estuário da Lagoa dos Patos e alguns outros locais. O Laboratório de Cianobactérias e Ficotoxinas tem atuado ativamente em análises de toxicidade de águas em consultorias em São Paulo, Brasília, Alagoas, Paraná, Ceará, Uruguai e em todo o estado do Rio Grande do Sul onde desenvolveu um programa de cooperação técnica de Assessoria e Análises.

Hoje as linhas de pesquisas do Laboratório de Cianobactérias e Ficotoxinas estão bem sustentadas nas diversas teses de Mestrado e doutorado orientadas nos Programas de Pós-graduação em Oceanografia, Ecologia e Recursos Hídricos em que o laboratório tem atuado direta e indiretamente.